Qua, 20 de Setembro de 2017
Gestão de Custos na Pequena e Média Empresa
Ter, 12 de Fevereiro de 2013 15:34    PDF Imprimir E-mail
Gestão de Custos nas PMEAs pequenas e médias empresas, ao compararem o seu volume de vendas com o reflexo em caixa percebem um resultado abaixo do esperado. A conclusão mais simples a que chegam é que deveriam aumentar os preços de seus produtos e serviços. 

Em uma economia estável como a que o Brasil registra hoje, esse pode ser um dos caminhos mais comuns a ser utilizado, mas é preciso ter em mente a avaliação do mercado pois o reajuste efetuado precisa ser absorvido e reflitir no aumento do volume de negócios. Em contrapartida, essa medida pode ser menos eficaz para empresas que projetam ampliar seu campo de atuação e, portanto, deve ser seguida com cautela. A abordagem de aumento nos preços nem sempre traduz a real necessidade da empresa que por muitas vezes precisa melhorar sua eficiência operacional passando pelo controle dos custos de produção.
Embora não haja uma fórmula específica, uma das medidas sugeridas é a de um acompanhamento contínuo dos empreendedores em todo o processo produtivo e de gestão da empresa. Isso permite conhecer determinadas situações e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Um recente estudo do Sebrae-SP mostra que a maior parte (86%) das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas não conhece a composição exata dos custos do principal produto ou serviço que oferece no mercado. Outra pesquisa, da consultoria Nielsen, sobre as perspectivas das MPEs na América Latina, comprova que a falta de gestão sobre os custos aumenta a vulnerabilidade das empresas em médio prazo.

Neste aspecto é de suma importância a aplicação de soluções de gestão baseadas nas metodologias de ERP, PCP e CRM. Este conjunto de ferramentas permitem ao gestor de pequeno e médio porte ter o conhecimento sobre os custos de sua empresa e pode assim ganhar mais tempo e dinheiro para investimentos internos, como em infraestrutura, tecnologia, capacitação de colaboradores e aumento da produção. 
 
Fonte: DCI-SP 
 

Saiba como a Itegra pode ajudar a sua empresa

ERP - Gestão Industrial

  • Engenharia de Produtos
  • PCP - Planejamento da Produção
  • Compras
  • Gestão de Estoques
  • Custos Diretos e Indiretos
  • Precificação e Comercialização
  • Faturamento
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Gestão Financeira

BI - Business Intelligence

  • Relatórios
  • Dashboards e Painéis
  • Gestão de Indicadores
  • Análises Dinâmicas OLAP
  • Mapas Temáticos
  • Distribuição de Informações
  • Integração de Dados
  • Projetos de DW

BPM - Processos Eletrônicos

  • Workflow
  • Documentos Eletrônicos
  • Auditoria
  • Fluxos Integrados
  • Desenho e Padronização

Data Mining

  • Descoberta de Padrões
  • Ações de Marketing Assistidas
  • Detecção de Fraudes
  • Alertas de Anomalias de Operação
  • Cenários Preditivos